Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - sofie.ed

 

Política editorial

 

1. Proposta de linhas editoriais

A Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação publicará obras em quatro linhas distintas:

1. Edital de publicações, lançado até duas vezes ao ano, em que os originais serão submetidos em conformidade com um cronograma e as obras escolhidas dentre as classificadas, seguindo o critério de mérito e originalidade, assim como as disponibilidades orçamentárias da Editora.

2. Demanda induzida de originais em relação a temas ou a materiais didáticos indicados pelo Conselho Editorial, mediante consulta ao Conselho Científico e o referendo das reuniões ordinárias, ou por recomendação das assembleias gerais da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação.

3. Demanda espontânea de originais, com apoio financeiro de agência de fomentos, destinado a coletâneas decorrentes de reuniões científicas e a livros autoriais. As coletâneas decorrentes das mesas dos Congressos bianuais da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação encontram-se contempladas nesta linha.

4. Traduções de livros de relevância acadêmica no cenário internacional da área, com ou sem apoio financeiro das agências de fomento, cujas contribuições sejam efetivas para o desenvolvimento das pesquisas e do ensino da Filosofia da Educação no Brasil e os custos com os direitos autorais e a tradução estejam ao alcance da editora.


 

2. Trâmites da avaliação dos originais

Em todas as linhas editoriais a submissão dos originais passará por quatro etapas.

A primeira etapa consiste no envio dos originais para o endereço eletrônico: editora@sofiefilosia.org.

A segunda etapa compreende a verificação se os originais estão de acordo com as normas e as diretrizes para autores.

A terceira etapa consiste no envio dos originais para os dois pareceristas que apreciarão o mérito e fornecerão subsídios para o julgamento da obra pelo Conselho Editorial.

A quarta etapa se refere a esse julgamento final acerca da publicação ou não da obra pelo Conselho Editorial.


 

3. Sobre a avaliação de mérito pelos pareceristas e a deliberação pelo Conselho Editorial


 

3.1. Os pareceristas devem avaliar:

3.1.1. A correção textual e gramatical dos originais.

3.1.2. A sua originalidade em termos da discussão e a relevância de suas contribuições para a área de filosofia da educação.

3.1.3. O domínio teórico-conceitual da análise.

3.1.4. A coerência dos resultados com a discussão apresentada, com particular atenção à articulação da argumentação com o domínio conceitual.

3.1. 5. Impacto acadêmico e social das conclusões da obra.


 

3.2. Cabe ao Conselho Editorial, diante dos pareceres de mérito, deliberar sobre:

3.2.1. As congruências e divergências dos referidos pareceres e, se forem contraditórios, solicitar um terceiro parecer.

3.2.2. As eventuais prioridades da publicação da obra para o desenvolvimento das pesquisas e/ou das atividades de ensino na área.

3.2.3. As disponibilidades orçamentárias para a publicação e a composição da obra com o catálogo da Editora.

3.2.4. O cronograma da publicação da obra.


 

4. Sobre a edição e o formato das publicações.

4.1. A edição é de responsabilidade do/a/s autor/a/es, cabendo à editora a revisão técnica e editoração final, assim como a proposta de capa, a solicitação do ISBN, dentre outras tarefas que compreendem o processo de publicação da obra.

4.2. A publicação da obra será efetuada em formato digital e disponibilizada para download na respectiva seção do site da Sofie destinada à divulgação da editora.

4.3. Em caso de interesse da publicação impressa, a responsabilidade dos custos ficará por conta do/a/s autor/a/es, mesmo quando financiada com o apoio de agências de fomento.


 

5. Diretrizes para autores e submissão de originais

5.1 Os originais devem ser submetidos seguindo as normas da ABNT 6 destinadas a livros, com instrução normativa a ser detalhada nos editais e, posteriormente, disponibilizada no site da editora da Sofie.

5.2. Os originais deverão ser encaminhados conforme cronograma dos editais e em fluxo contínuo em outras linhas editoriais para editora@sofiefilosia.org.


 

6. Casos omissos

6.1. Os casos omissos nesta proposta de política editorial serão resolvidos pelo Conselho Editorial.