Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - sofie.ed

 

 

Missão, objetivos e composição

 

        A missão da Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, doravante denominada de sofie.ed, é de difundir o conhecimento produzido na subárea acadêmica, nos campos de estudos e de ensino compreendidos pela Filosofia da Educação e áreas afins da Filosofia e Ciências Humanas.

      O objetivo da sofie.ed é o de publicar obras de caráter acadêmico no formato de livros autorais originais e coletâneas, resultantes de estudos ou de ensaios filosóficos-educacionais; livros didáticos, decorrentes de suas atividades de ensino; e traduções de textos relevantes no cenário internacional.

       O Conselho Editorial é o órgão deliberativo da sofie.ed, responsável pela análise e aprovação de obras para publicação e linha editorial, bem como da apreciação de propostas de contratos vinculados à edição e coedição de livros, entre outras atribuições. Tal Conselho é composto por sete membros com mandato de dois anos, com a possibilidade de uma recondução, indicados pela diretoria e referendado em assembleia geral da Sofie, escolhidos em conformidade com o escopo editorial, perfil para função e o reconhecimento acadêmico na área.

     O Conselho Científico é o órgão responsável, juntamente com o Conselho Editorial, pela definição da política e da linha editorial da sofie.ed. Ele é composto por 15 membros, reconhecidos pelo seu notório conhecimento nas áreas mencionadas, tanto no Brasil quanto no Exterior, sendo que ao menos um terço de seus membros seja de pesquisadores estrangeiros.

       O Corpo de Pareceristas é responsável pela emissão de pareceres técnicos sobre o mérito das obras submetidas à apreciação da Editora, conforme a sua política editorial. Igualmente, é constituído por consultores brasileiros e estrangeiros de notório saber na área e em condições de avaliar o mérito dos originais, fornecendo subsídios importantes para o julgamento do Conselho Editorial acerca de sua publicação. A indicação dos pareceristas será feita em conformidade com a temática da obra submetida, sob consulta dos nomes indicados em relação a disponibilidade e a eventuais conflitos de interesse para emissão do parecer circunstanciado.